Ana Teberosky: 'Debater e opinar estimulam a leitura e a escrita'
Para a
educadora argentina, nas sociedades em que se valoriza a interação entre as pessoas
e a cultura escrita, o processo de alfabetização é mais eficiente
Ana Teberosky é uma das
pesquisadoras mais respeitadas quando o tema é alfabetização. A Psicogênese da
Língua Escrita, estudo desenvolvido por ela e por Emilia Ferreiro no final dos anos
1970, trouxe novos elementos para esclarecer o processo vivido pelo aluno que
está aprendendo a ler e a escrever. A pesquisa tirou a alfabetização do âmbito
exclusivo da pedagogia e a levou para a psicologia. "Mostramos que a
aquisição das habilidades de leitura e escrita depende muito menos dos métodos
utilizados do que da relação que a criança tem desde pequena com a cultura
escrita", afirma. Para ela, os recursos tecnológicos da informática estão
proporcionando novos aprendizados para quem inicia a escolarização, mas as
práticas sociais, cada vez mais individualistas, não ajudam a formar uma
comunidade alfabetizadora.
Doutora em psicologia e docente do Departamento de Psicologia Evolutiva e da Educação da Universidade de Barcelona, ela também atua no Instituto Municipal de Educação dessa cidade, desenvolvendo trabalhos em escolas públicas. Em setembro, quando esteve no Brasil para participar do Congresso Saber 2005, ela deu a seguinte entrevista à ESCOLA.
Doutora em psicologia e docente do Departamento de Psicologia Evolutiva e da Educação da Universidade de Barcelona, ela também atua no Instituto Municipal de Educação dessa cidade, desenvolvendo trabalhos em escolas públicas. Em setembro, quando esteve no Brasil para participar do Congresso Saber 2005, ela deu a seguinte entrevista à ESCOLA.
Fonte da Pesquisa: em 30/01/2014 às 01:11hs
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/debater-opinar-estimulam-leitura-escrita-
Entrevista na Revista Nova Escola
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/debater-opinar-estimulam-leitura-escrita-
Entrevista na Revista Nova Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário